Pós-entrega da Escrituração Contábil Fiscal e os Desafios para 2022
Acesse o artigo da Fiscosistem e confira uma análise pós-entrega da Escrituração Contábil Fiscal. Conheça os desafios para a entrega de 2022. Confira!
A entrega da Escrituração Contábil Fiscal é um momento desafiador e muito importante para as empresas.
Passado mais um ano de entrega, agora é hora de analisar e revisar os processos internos e projetar a entrega de 2022.
Leia o artigo e veja a análise do Juliano Félix, Gerente de Produtos da Fiscosistem.
ECF: Momento de Revisão de Processos Internos
Ano após ano as dificuldades na entrega da Escrituração Contábil Fiscal continuam, em decorrência da complexidade desta declaração que tem grande peso dentre as obrigações acessórias, uma vez que envolve os resultados contábeis e fiscais das empresas que são declarados ao fisco.
Sabemos que ter entregue a ECF não significa que a conformidade fiscal está garantida.
Por isso, finalizado mais um ano de entrega da ECF – Escrituração Contábil Fiscal, percebemos que as empresas ainda têm dificuldades no preenchimento da declaração.
Muitas carregam ainda um histórico de inconsistência das declarações anteriores, tais como:
- Problemas com saldos de Parte B;
- Problemas na reclassificação de códigos e relacionamentos;
- Problemas com as contas referenciais incorretas;
- Advertências que não são corrigidas;
- Inconsistências na declaração dos impostos CSLL e IRPJ (Bloco N).
Análise da Escrituração Contábil Fiscal e os desafios para 2022
Neste contexto, para evitar que as empresas recebam um comunicado da RFB e caiam na chamada “Malha Fiscal”, evitando assim possíveis multas, elas terão um desafio de realizar um reexame da sua documentação contábil/fiscal relativa ao período que foi entregue, corrigindo e retificando as divergências e inconsistências fiscais.
Por outro lado, vemos a importância das empresas terem uma ferramenta de gestão tributária otimizada, que possa atender tanto o processo de apuração da CSLL e do IRPJ quanto a ECF, deixando de lado planilhas ou processos manuais, o que também promove a eficiência e segurança tributária.
É momento também de pensar nos desafios para o ano de 2022, principalmente em relação à Reforma Tributária - que está em fase de aprovação pelo Senado Federal e diz respeito ao Imposto de Renda- além das propostas de mudanças dos demais tributos federais, estaduais e municipais.
Com certeza, a Reforma Tributária terá grande impacto nos processos internos das organizações e da forma que as empresas entregarão as próximas obrigações fiscais.
Se você se identificou com este cenário, lhe convido a conhecer nossas soluções que hoje suprem essas necessidades e fazem sucesso na base de Clientes Fiscosistem!
E se você gostou deste conteúdo sobre a pós-entrega da Escrituração Contábil Fiscal, não deixe de acompanhar os demais assuntos da área fiscal. Entre eles, saiba mais sobre as vantagens de usar o software fiscal E-LALUR ECF.
Para mais informações sobre nossas soluções, entre em contato com a Fiscosistem e acesse nosso site. Estamos à disposição para tirar as dúvidas e ajudar você!
Publicação: Fiscosistem – outubro/2021
Artigo de Juliano Félix, Gerente de Produtos da Fiscosistem Soluções Fiscais.