Imagem de destaque do post Entenda o que pode mudar com a Reforma Tributária 2021

Entenda o que pode mudar com a Reforma Tributária 2021

Entenda algumas mudanças previstas na Reforma Tributária 2021. Acesse o artigo da Fiscosistem e tire suas dúvidas!

A Reforma Tributária 2021 é um dos temas mais debatidos pelo Governo Federal, que até o momento apresentou duas propostas de mudanças.

A primeira proposta, que prevê a criação da Contribuição Social sobre Bens e Serviços (CBS) foi enviada em julho de 2020 e segue parada.

Já a segunda fase da Reforma foi enviada em junho de 2021 e ainda aguarda aprovação do Senado e precisa ser sancionada pelo Presidente da República para entrar em vigor.

Segundo o Governo, o objetivo da Reforma é tornar o sistema tributário mais justo e menos desigual, para estimular a produtividade e o investimento e assim aumentar o emprego e a renda.

De maneira geral, o intuito é simplificar as regras definidas em momentos anteriores e reorganizar o sistema. Continue lendo o artigo e saiba mais o que pode mudar com a Reforma Tributária 2021.

O que pode mudar com a Reforma Tributária 2021?

A Reforma do Imposto de Renda PL 2.337/2021 prevê alterações nas faixas de renda do IR e nos valores para empresas e para o mercado financeiro. Confira algumas mudanças previstas caso haja aprovação da Reforma:

Redução na cobrança de IRPJ

Uma das alterações previstas para as empresas com a Reforma Tributária é a alteração da carga tributária referente ao Imposto de Renda para Pessoas Jurídicas (IRPJ).

A proposta é que o IR passe de 34% (25% de IRPJ + 9% de CSLL), que é a alíquota atual, para 26% (18% de IRPJ + 8% de CSLL) no caso das grandes empresas.

Juros sobre capital próprio

Atualmente, metade do lucro anual ou um percentual do patrimônio pode ser distribuído com dedução de IR e CSLL a pagar. Com a proposta da Reforma Tributária, os juros deixariam de existir.

Pagamento em ações

A Reforma Tributária 2021 também pretende estabelecer mudanças sobre o pagamento em ações.

No momento, o pagamento é dedutível como despesa. Pela nova proposta, ele passará a ser dedutível em caso da liquidação em caixa quando a natureza da despesa for dedutível.

Tributação de dividendos

Caso a Reforma Tributária 2021 seja aprovada, a tributação dos dividendos pagos pelas empresas terão uma alíquota de 20% de IR.

Período de apuração

No modelo atual, ao fazer a apuração de resultados, as empresas podem escolher se desejam de forma trimestral ou anual.

Caso a Reforma seja aprovada, a apuração passa a ser trimestral e será permitido realizar compensação de até três trimestres anteriores.

Gostou deste conteúdo sobre Reforma Tributária? Não deixe de acompanhar os demais assuntos da área fiscal.

Entre eles, veja nosso conteúdo sobre Como funciona a legislação do Preço de Transferência no Brasil.

Para mais informações sobre nossas soluções, entre em contato com a Fiscosistem. Estamos à disposição para tirar as dúvidas e ajudar você!

Publicação: Fiscosistem – outubro/2021