Imagem de destaque do post Prazo de entrega da ECF 2022 é prorrogado para agosto

Prazo de entrega da ECF 2022 é prorrogado para agosto

A Receita Federal alterou o prazo de entrega da ECF 2022. Saiba mais sobre esta obrigação e a nova data de entrega. Confira no artigo!

A Receita Federal alterou o prazo de entrega da ECF 2022, referente ao ano calendário de 2021. O prazo, que inicialmente encerraria no dia 31 de julho, foi prorrogado para o dia 31 de agosto.

A decisão está prevista na Instrução Normativa RFB nº 2.082 do dia 18 de maio de 2022.

Neste artigo, você vai descobrir mais informações sobre a ECF 2022 e também entender sobre esta prorrogação. Confira!

O que é a Escrituração Contábil Fiscal?

A Escrituração Contábil Fiscal (ECF) é uma declaração acessória obrigatória imposta às pessoas jurídicas estabelecidas no Brasil. A ECF entrou em vigência a partir de 2015, substituindo a Declaração de Informações Econômico-Fiscais da Pessoa Jurídica (DIPJ).

Nessa obrigação, são declaradas a Contribuição Social Sobre o Lucro Líquido (CSLL), o Imposto de Renda de Pessoa Jurídica (IRPJ) e demais informações econômicas e fiscais.

Prazo de entrega da ECF 2022 é prorrogado

A apresentação da Escrituração Contábil Fiscal deve ser realizada anualmente e, neste ano, o prazo de entrega da ECF 2022, em caráter excepcional, vai até o dia 31 de agosto de 2022.

A prorrogação atende a um pleito do CFC – Conselho Federal de Contabilidade, da Fenacon e Ibracon, que solicitaram, por meio de ofício, a RFB. As entidades pontuaram, entre outros motivos, a coincidência de entrega de outras obrigações neste período de maio a junho de 2022.

A entrega da Escrituração Contábil Fiscal é obrigatória e exige dedicação e cuidado na hora da apuração dos dados.

Fique em conformidade fiscal com esta obrigação

Para automatizar esse processo, a Fiscosistem conta com a Solução E-Lalur ECF, que contempla todos os cálculos e controles para atender a Obrigação Fiscal ECF.

Essa é uma solução segura e prática para você que precisa apresentar a ECF.

Além disso, você também pode contratar nosso serviço BPO – Escrituração ECF, que é especializado para atender esta obrigação tão relevante.

Para saber mais informações sobre nossas soluções, entre em contato com a Fiscosistem. Estamos à disposição para atendê-lo!

Publicação: Fiscosistem - Junho/2022