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Malha Fiscal: Cuidados e Recomendações Após Entregar a ECF 2023

Evite complicações e não caia na Malha Fiscal! Veja alguns cuidados e recomendações fiscais após entregar a ECF 2023. Acesse e saiba mais!

No cenário tributário em constante evolução, cumprir as obrigações fiscais é uma prioridade para todas as empresas.

Com a entrega da Escrituração Contábil Fiscal (ECF) de 2023, as organizações enfrentam não apenas a conclusão de um processo importante, mas também a possibilidade de cair na temida Malha Fiscal.

A Malha Fiscal é um termo que gera preocupação entre empresas e profissionais da contabilidade. Ela representa uma análise rigorosa dos dados financeiros e fiscais de uma empresa pelo Fisco, a fim de identificar possíveis inconsistências, erros ou omissões.

Neste artigo, saiba tudo sobre os cuidados e recomendações que as empresas devem considerar após entregarem a ECF 2023. Continue a leitura abaixo para conferir!

O que é Malha Fiscal?

A Malha Fiscal é uma etapa fundamental para o controle e fiscalização das obrigações tributárias por parte da Receita Federal do Brasil.

Ela consiste em uma análise detalhada das informações prestadas pelas empresas em suas declarações fiscais, como por exemplo a Escrituração Contábil Fiscal - ECF, com o objetivo de identificar possíveis inconsistências e irregularidades.

Malha Fiscal: como funciona após a entrega da ECF

Após a entrega da ECF de 2023 referente ao ano-calendário 2022, é essencial que as empresas tomem cuidados adicionais para evitar problemas com a fiscalização.

Cabe aos profissionais das empresas realizarem uma revisão mais detalhada das informações declaradas na ECF para garantir que não haja erros, omissões ou inconsistências.

Sabemos do desgaste e do acúmulo de atividades dos profissionais contábeis e fiscais, principalmente, no que trata das entregas de obrigações acessórias mensais ou anuais.

Diante da complexidade fiscal as empresas podem se beneficiar de consultorias especializadas com capacidades para auxiliar na revisão dos processos fiscais, buscando identificar eventuais problemas evitando assim que a empresa caia na Malha Fiscal.

Mesmo assim, ao cair na Malha Fiscal, as empresas precisam dar respostas adequadas às notificações aos órgãos de fiscalização. As respostas precisam ser claras, objetivas e amparadas através de documentações ou informações consistentes.

E uma das notificações mais frequentes, por parte da Receita Federal, é a inconsistência do que foi declarado na ECF, no Bloco N e o que foi declarado da DCTF com relação ao Imposto De Renda devido ou pago.

Benefícios das soluções fiscais para seu negócio

Neste contexto é essencial que as empresas se utilizem de ferramentas e soluções fiscais confiáveis para sua gestão fiscal e contábil.

É necessário a adoção de sistemas automatizados e especialistas para minimizar as ocorrências de inconsistências nas entregas das obrigações, principalmente quando se trata do pagamento do imposto, como as acessórias, que são as declarações fiscais.

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Estamos à disposição para ajudar você!

Publicação: Fiscosistem – agosto/2023