Imagem de destaque do post ECF 2022: Prazo final e dicas para solução de erros no PVA

ECF 2022: Prazo final e dicas para solução de erros no PVA

Confira informações sobre o prazo final e algumas dicas para corrigir erros no PVA da ECF 2022. Acesse o artigo e tire suas dúvidas!

O prazo final de entrega da ECF 2022 – Ano Base 2021 se encerra no dia 31 de agosto de 2022.

Por isso, é necessário ficar alerta, pois a RFB aplica multa pela não entrega no prazo e até mesmo em caso de informações incorretas ou omissão de informações.

Por este motivo o contribuinte deve ter muita atenção e cuidado com a geração, preenchimento e validação desta obrigação.

Continue a leitura deste artigo e veja algumas dicas para solucionar problemas de validações no PVA. Confira!

Dicas para solução de erros no PVA da ECF 2022

Agora, vamos apresentar algumas dicas para solucionar problemas de validação no PVA (Programa Validador e Assinador) da ECF 2022, ano base de 2021. Confira!

Dica 1: Relacionamento Conta de Parte A e B

Erro: A Conta padrão RFB da parte B associada à conta do contribuinte não é compatível para o relacionamento com esta linha da parte A do registro.

  • Para cada linha da parte A existe um código específico de conta da parte B que devemos informar no cadastro da conta de parte B (M010). No caso deste erro descrito devemos analisar se o lançamento está na linha correta da parte A. Se sim, então devemos alterar o código de lançamento da Parte B, considerando o código específico daquela linha.
  • Podemos consultar a tabela de relacionamento da Tabela Padrão RFB – Parte B com as Tabelas Dinâmicas da Parte A neste endereço na aba “PARTEB_PARTEA”.

Dica 2: Bloco M - Lançamento extra contábil

Erro: Adição/Exclusão do Lucro Real deve ter relacionamento com conta contábil:

  • Da mesma forma que algumas linhas do M300/M350 necessitam ter uma conta de parte B, outras necessitam ter uma conta contábil vinculada. Caso o valor seja gerado de forma extra contábil, ou seja, não tenha na contabilidade, devemos fazer o lançamento em outra linha do M300/350.
  • A obrigatoriedade destas informações pode ser verificada neste endereço na aba "M300" na coluna "Relação".

Dica 3: Bloco M - Relacionamento com Conta de Parte B

Erro: Adição/Exclusão do Lucro Real deve ter relacionamento com conta da Parte B somente:

  • Algumas linhas do M300/M350 permitem que exista apenas relacionamento com contas de Parte B. Desta forma, não é possível nestas linhas informar contas contábeis nem informar valores sem que haja conta da parte B relacionada.
  • No caso deste erro devemos criar uma conta de parte B, ou quando o lançamento não for referente a valores que devam ser controlados em parte B, devemos alterar a linha que irá receber tais valores.

Dica 4: Bloco M – Registros M300(LALUR) e M350 (LACS)

  • Importante conferir os valores no M300(LALUR) e M350 (LACS)  que são transportados automaticamente do L300 (Demonstração do Resultado Líquido do Período Fiscal).

  • O PVA busca o valor da linha 2 (Lucro Antes da CSLL) do M350 diretamente do registro L300 linha 3.01, portanto, antes de qualquer conferência nos registros do bloco M é fundamental que seja conferido o L300 para garantir que o registro K355 (saldos finais das contas de resultado) foi mapeado com as contas referenciais corretas.

  • Já no M300 o valor da linha 2 (Lucro Líquido Antes do IRPJ) vem automática do resultado da linha 3.01 – linha 3.02.01.01.01 do L300, sendo assim, o valor que consta no L300, na linha 3.02.01.01.01, deve ser adicionado no M300, na linha 9 (Contribuição Social Sobre o Lucro Líquido – CSLL).

Dica 5: Referencial ECD x ECF

Problema: Relação ECD com ECF: Plano de Contas, Centro de Custos:

  • Sempre que na ECD houver alguma conta que foi enviada com o referencial incorreto, podemos fazer a correção deste referencial na própria ECF. Para isto, após a recuperação da ECD, basta ir ao menu “Mapeamento Contábil/Referencial > Plano de Contas > J050 – Contas Contábeis”, localizar a conta que desejamos corrigir o referencial incorreto e excluir e/ou incluir o novo referencial.
  • Desta forma, o próprio PVA já irá gerar os dados do K156/K356 e L100/L300 com base neste novo referencial que foi corrigido.

Gostou deste conteúdo com dicas e informações sobre a ECF 2022? Aproveite para ler outros assuntos relacionados em nosso blog.

A Fiscosistem é especialista em consultoria e desenvolvimento de Soluções Fiscais para o seu negócio, e pode ajudar você na geração, validação e entrega da ECF.

Para mais informações sobre soluções para atender a entrega da ECF, entre em contato com a Fiscosistem.

Estamos à disposição para ajudar você!

Publicação: Fiscosistem - Agosto/2022