Imagem de destaque do post 5 dicas rápidas para entrega da ECF - Escrituração Contábil Fiscal

5 dicas rápidas para entrega da ECF - Escrituração Contábil Fiscal

Tem dúvidas sobre a entrega da ECF? Confira no artigo 5 dicas para resolver problemas na hora de gerar e validar a Escrituração Contábil Fiscal.

A entrega da ECF se aproxima, e por isso, muitas dúvidas podem surgir na hora de gerar e validar esta obrigação acessória.

Para isso, separamos 5 dicas, baseada em nossa experiência com o Cliente, para ajudar você, profissional contábil ou fiscal que está, neste momento, gerando e validando os dados para a entrega da Escrituração Contábil Fiscal.

As cinco dicas apresentadas a seguir tratam-se das principais dúvidas e questionamentos acerca da emissão e validação da ECF.

Siga a leitura e tire suas dúvidas!

Saldo Parcial Bloco M300/350

Quando vinculamos uma conta contábil a uma determinada linha do M300/M350 devemos sempre observar que, o valor carregado para o lançamento é o saldo total desta conta.

A ECF nos permite alterar o valor da conta, porém neste caso, devemos sempre lembrar de informar os números dos lançamentos (informações vindas lá da ECD) que, somados, resultam neste valor.

Quando possível, é sempre recomendado que valores dedutíveis e indedutíveis sejam segregados já na origem contábil separando-os por contas distintas, evitando assim esse trabalho na ECF.

Parte B

Devemos conferir se os saldos finais da Parte B da ECF anterior , correspondem ao saldo inicial das contas de Parte B do atual exercício. Devemos também nos alertar para que os lançamentos de cada linha do M300/M350 tenham o mesmo tipo de relacionamento, ou seja , se em uma determinada linha vincular o valor com “conta da parte B e conta contábil “ por exemplo, todos os lançamentos nesta linha devem ter tanto a informação de uma conta contábil como uma conta de Parte B.

Referencial incorreto “na ECD”

Sempre que houver alguma conta referencial que foi declarada de forma errada na ECD, é possível fazer a correção deste referencial na própria ECF.

Para isto, após a recuperação da ECD, basta ir ao menu “Mapeamento Contábil/Referencial > Plano de Contas > J050 – Contas Contábeis”, localizar a conta que necessita corrigir o referencial e excluir e/ou incluir o novo referencial.

Com isto o próprio PVA já irá gerar os dados do K156/K356 e L100/L300 com base neste novo referencial que foi corrigido.

Relação L300 X L210 Composição dos custos mensais

Para muitos, validar a composição dos custos (L210) pode ser um desafio. 

É importante estar sempre atento que os valores finais de cada custo (custo dos Produtos de fabricação própria vendidos, custo das mercadorias revendidas, custos dos serviços vendidos) devem ser iguais ao valor informado no L300 nas contas

  • 3 01 01 03 01 01,
  • 3 01 01 03 01 02,
  • 3 01 01 03 01 03, respectivamente.

Troca do regime de apuração e o impacto na ECD e ECF

É muito comum a troca do regime de apuração do IRPJ causar transtornos na hora de gerar as declarações, tanto na ECF, como na ECD!

Sempre que houver a troca de regime de apuração de anual para trimestral, ou vice-versa, é necessário atentar para que, na ECD, o balanço seja gerado também, da mesma forma.

É fundamental o alinhamento desta mudança entre os profissionais, ou setores contábil e fiscal de modo que esta estratégia não vire uma dor de cabeça na hora da entrega destas obrigações.

Algumas vantagens de cada regime:

Real Anual:
◾ Suspensão ou redução no pagamento do IRPJ e da CSLL para empresas que elaboram balanços ou balancetes mensais.
◾ Compensação dos prejuízos fiscais mais rápido do que na apuração trimestral, pois, no trimestral compensa-se limitado a 30% do lucro do trimestre.

Real Trimestral:
◾ Vantagem financeira de postergar o pagamento da CSLL e do IRPJ, pois, o vencimento é sempre no mês posterior ao fechamento do trimestre.
◾ Compensação de créditos tributários nas apurações trimestrais ao invés de somente no ajuste anual.

A Fiscosistem é especialista em consultoria e desenvolvimento de Soluções Fiscais para o seu negócio, e pode ajudar você na geração, validação e entrega da ECF.

Para mais informações sobre soluções para atender a entrega da ECF, entre em contato com a Fiscosistem.

Estamos à disposição para ajudar você!

Publicação: Fiscosistem - Julho/2022