Imagem de destaque do post Saiba o que é BPO e quais as vantagens desse serviço

Saiba o que é BPO e quais as vantagens desse serviço

Saiba o que é BPO, entenda como funciona esse serviço e como pode ajudar a sua empresa. Acesse o artigo de Fiscosistem.

Para quem não sabe o que é BPO, a sigla é a abreviação de Business Process Outsourcing ou, como chamamos aqui no Brasil, Terceirização de Processos de Negócios.

De maneira geral, trata-se de uma empresa que é contratada por outra empresa para realizar atividades e assumir de forma integral um setor ou serviços de importância da organização.

De uns tempos pra cá, esse método vem se tornando uma tendência, por ser um ganho estratégico e prático diante de um mercado cada vez mais competitivo. O objetivo das empresas é conseguir focar no centro do negócio, enquanto que o restante das atividades são dominadas por especialistas.

A maior dificuldade, no entanto, é apresentar essa ideia para a maioria dos empreendedores e gestores para que conheçam e entendam o conceito. Para explicar o que é BPO e como funciona, continue a leitura deste artigo.

Quais as vantagens do BPO?

Optar pelo Business Process Outsourcing é uma escolha certeira para facilitar os processos.

Esse serviço é realizado por profissionais experientes e que possuem conhecimento sobre o assunto. Agora que você sabe o que é BPO, confira algumas vantagens que esse serviço oferece:

1. Otimização do tempo

Ao terceirizar alguns processos burocráticos, a empresa acaba liberando funcionários para se dedicarem e focarem nas atividades de seu domínio.

O resultado disso é o aumento na produtividade e melhor otimização do tempo, já que os profissionais poderão focar nas próprias tarefas.

2. Economia

Com a ajuda de uma empresa BPO é possível evitar gastos desnecessários, pois será realizada toda uma análise com os ganhos e os gastos, além da elaboração de estratégias para reduzir todos os custos, fazendo com que os investimentos se tornem mais promissores.

3. Garantia de conhecimentos específicos e técnicos

Outra vantagem importante do BPO é o apoio de profissionais especializados, capacitados e com experiência nos processos. Ou seja, as atribuições da empresa estarão seguras com pessoas qualificadas.

O serviço conta com profissionais com entendimento, assegurando que as tarefas sejam executadas de maneira séria, competente e considerando os processos legais.

Portanto, contar com serviços BPO significa qualidade, menor custo e mais conhecimento.

Como escolher uma empresa BPO?

É muito importante ter sensatez no momento de escolher uma empresa para a estratégia de BPO, pois ela vai precisar ter conhecimento necessário, além de competência na sua área de atuação.

Portanto, para fazer a escolha da empresa mais adequada de BPO, é indicado que seja feita toda uma avaliação de reputação de mercado e conseguir analisar dois pontos: a sua especialização na área de atuação e os seus valores.

Isso porque o conhecimento técnico é que fará toda a diferença para entender as necessidades da empresa e propor soluções estratégicas e assertivas. Já no lado financeiro, é preciso que o valor se encaixe no orçamento da sua empresa, justamente para não afetar e prejudicar a organização financeira.

Conheça os serviços BPO da Fiscosistem

A Fiscosistem conta com serviços BPO para ECF e REINF que podem ajudar o seu negócio.

Entre eles, está a geração e validação da ECF, onde é realizado o mapeamento das regras de negócio, revisão e recálculo das apurações da CSLL e do IRPJ, geração dos blocos no leiaute da ECF e validação do arquivo no PVA.

Também é realizado o serviço Retificação ECF, que conta com a análise de erros e advertências das ECF´s entregues, revisão das apurações dos tributos CSLL e IRPJ (Bloco N), revisão das contas controladas na Parte B e seus respectivos saldos (Bloco M)  e dos vínculos das contas contábeis com os códigos da ECF (Bloco M), além de correções das informações declaradas nos demais blocos da ECF.

Outro serviço oferecido pela empresa é o envio e gerenciamento da EFD REINF, que conta com o armazenamento dos arquivos XML̀s de envio, retorno e consulta e entrega mensal dos arquivos de envio, retorno, fechamento e relatórios PDF ao cliente.

Agora que você já sabe o que é BPO e quais são suas vantagens, aproveite para ler outros conteúdos relacionados em nosso blog. Entre eles, conheça os benefícios das soluções fiscais para seu negócio!

Para mais informações, entre em contato com a Fiscosistem. Estamos à disposição para tirar as dúvidas e ajudar você!

Publicação: Fiscosistem - Fevereiro/2022