Imagem de destaque do post Saiba o que é a consultoria fiscal e qual a sua importância

Saiba o que é a consultoria fiscal e qual a sua importância

Muito importante para os processos internos e organização das empresas, a consultoria fiscal vem ganhando espaço no mercado. Saiba mais sobre esse serviço.

A consultoria fiscal é importante para as empresas, pois permite regularizar e organizar os processos internos, além de fazer com que as organizações cumpram corretamente com as obrigações fiscais.

Esse serviço é essencial principalmente para aquelas empresas que buscam melhor rendimento, organização e qualidade em seus serviços. Para saber mais sobre consultoria fiscal, continue a leitura deste artigo!

O que é consultoria fiscal?

A consultoria fiscal é uma prestação de serviço que visa deixar a empresa regularizada e de acordo com todas as normas e atividades legais. Esse serviço é realizado por profissionais que entendem do assunto e que têm conhecimentos técnicos na área contábil e tributária.

É um trabalho especializado, que ajuda a revisar processos, realizar o levantamento e pagamentos de impostos e todos os procedimentos que dizem respeito às atividades da empresa, de acordo com as regras e determinações do fisco.

A consultoria fiscal também tem como função analisar a situação financeira da empresa, criando e desenvolvendo estratégias com o objetivo de diminuir o risco operacional e manter tudo em ordem.

De forma geral, faz parte das ações de uma consultoria fiscal:

  • Analisar procedimentos fiscais que possam diminuir custos no recolhimento de impostos;
  • Orientar a empresa e criar estratégias para reduzir as cargas tributárias;
  • Avaliar o uso estratégico de incentivos fiscais públicos para redução nos impostos;
  • Investigar documentos da empresa para verificar se existem direitos não exercidos;
  • Reduzir o impacto tributário nos negócios a partir da implementação de redução nas cargas fiscais de maneira legal e evitando o pagamento de multas desnecessárias;
  • Providenciar as documentações fiscais necessárias para a empresa;
  • Elaborar, junto à empresa, um planejamento tributário, abrangendo as melhores estratégias e orientações para manter um maior controle sobre a rentabilidade do negócio;
  • Gerenciar crises ou outras questões relacionadas ao fisco.

Qual a importância da consultoria fiscal?

Contratar uma consultoria fiscal traz segurança e qualidade para a organização. Confira a seguir mais alguns motivos para contratar o serviço de consultoria fiscal.

1. Adequação às exigências legais

Uma das partes mais importantes da consultoria é a criação de processos internos para a empresa, que tem o objetivo de analisar a forma mais correta de apuração e o recolhimento dos tributos, mantendo a atividade sempre em dia com as previsões fiscais. Assim, todo processo é legalizado e devidamente regularizado.

2. Otimização de gastos tributários

A otimização dos gastos tributários é uma peça chave no trabalho de consultoria fiscal, pois resulta em uma apuração que permite conhecer o regime tributário ideal e mais adequado para a empresa, de acordo com perfil e as demandas da organização.

Ao otimizar esses gastos, existe a chance de aproveitar os impostos e as taxas, trazendo mais para a realidade da empresa.

3. Aumento da lucratividade

A lucratividade de uma empresa não acontece apenas por meio de maiores vendas, maior quantidade de serviços prestados ou pelo aquecimento natural do mercado.

Se a empresa não está corretamente encaixada no regime tributário ideal para o seu caso, não haverá o aproveitamento fiscal, acarretando assim na diminuição da sua lucratividade.

Por isso, a consultoria fiscal também auxilia na lucratividade da empresa a partir do pagamento adequado dos tributos.

4. Ajuda na competitividade do negócio

Manter impostos, contribuições e tributos em dia com o fisco traz tranquilidade e muitos benefícios, entre eles o ganho de competitividade e autoridade da empresa.

Além disso, a empresa ganha visibilidade e passa a ser vista como um ambiente seguro para alocar investimentos, já que existe cuidado e zelo demonstrados na preservação de suas contas.

Sendo assim, a consultoria fiscal pode agregar muito para empresas de todos os portes, contribuindo para a organização do negócio e trazendo confiança e qualidade.

A Fiscosistem é especialista em consultoria e desenvolvimento de Soluções Fiscais para o seu negócio e pode ajudar você na geração, validação e entrega da ECF.

Se você gostou desse conteúdo, aproveite para ler outros conteúdos em nosso blog.

Para mais informações sobre soluções fiscais, entre em contato com a Fiscosistem. Estamos à disposição para tirar as dúvidas e ajudar você!

Publicação: Fiscosistem – Março/2022