Gestão do IRPJ o que você precisa saber
Saiba o que é IRPJ, como funciona o recolhimento e qual a finalidade deste tributo. Acesse o artigo de Fiscosistem e confira!
O IRPJ (Imposto de Renda da Pessoa Jurídica) é um tributo federal considerado não cumulativo e direto. Não cumulativo pois é pago uma única vez no início da cadeia produtiva e direto pois incide sobre a renda da pessoa jurídica, isto é, sobre o Lucro apurado.
Leia o artigo e saiba mais sobre o IRPJ, como funciona o recolhimento e qual é a finalidade deste tributo. Confira!
Como funciona o recolhimento do IRPJ
O IRPJ é recolhido através do Documento de Arrecadação da Receita Federal (DARF).
As pessoas jurídicas que estejam no regime do lucro real, com apuração mensal, devem recolher o DARF até o último dia útil do mês seguinte ao da apuração da respectiva base de cálculo.
As pessoas jurídicas no regime do lucro real trimestral e presumido devem recolher o DARF até o último dia útil do mês seguinte ao da apuração da respectiva base de cálculo trimestral.
Qual a finalidade do IRPJ?
O IRPJ tem finalidade arrecadatória, isto é, fiscal. Porém, ele pode ter caráter extrafiscal em se tratando de benefícios fiscais concedidos pelo fisco, para reduzir o IRPJ pago.
Tanto para estimular e desenvolver certas regiões do país, como no Nordeste, como também para beneficiar setores da sociedade.
A arrecadação é destinada à União, Estados e Municípios, a qual cada ente federativo receberá uma fatia desta arrecadação.
Automatização da Gestão do IRPJ
A automatização de rotinas fiscais é essencial para ajudar empresas a reduzir a carga de trabalho manual, a aumentar a precisão e aprimorar os padrões de conformidade, além de proporcionar um melhor e adequado planejamento tributário.
Portanto, ela deveria estar no topo da agenda de interesses de todas as empresas.
Neste contexto, se você ainda utiliza processos manuais para a apuração do IRPJ com base em planilhas Excel e com dados descentralizados, com certeza você está aumentando o risco de falhas e inconsistências entre essas fontes de dados. Além do que, poderá ocasionar riscos fiscais ou até mesmo de recolhimento indevido do imposto de renda, tanto a maior como a menor.
Fiscosistem conta com uma solução de gestão do IRPJ para automatizar seus processos fiscais
Substituindo a sua planilha Excel pela nossa Solução E-LALUR ECF, você terá:
Mais segurança, menos riscos com erros
Por se tratar de uma solução tributária com regras e cálculos automáticos, além de trazer integração à sua contabilidade, a solução oferece mais segurança aos processos e menos chance de erros.
Mais eficiência e conformidade fiscal
Além de apurar estes tributos de forma integrada, o sistema está otimizado para a entrega da ECF, diminuindo assim os riscos de autuação e retificação da ECF e aumentando a precisão e aprimoramento dos padrões de conformidade fiscal.
Redução de custo operacional
Você reduzirá consideravelmente o tempo de geração e validação da sua ECF, resultando em mais tempo para se dedicar às atividades fim da empresa.
Planejamento tributário
Você poderá fazer a escolha de um correto regime tributário, baseado no Lucro Real e Lucro Presumido que mais se enquadra na realidade da sua empresa e que vai ser fundamental para obtenção de resultados positivos.
Consultoria e suporte especializado
Nossa metodologia de trabalho é única desde a implantação da solução até o atendimento de suporte, além do acompanhamento das mudanças da legislação fiscal para manter o sistema atualizado com as melhores práticas.
Nossa solução irá garantir uma gestão fiscal segura e estratégica para a saúde da sua empresa.
Você gostou deste conteúdo sobre o IRPJ? Acompanhe também os demais assuntos da área fiscal em nossas publicações quinzenais no blog.
Para mais informações sobre nossas soluções, entre em contato com a Fiscosistem e acesse nosso site. Estamos à disposição para tirar as dúvidas e ajudar você!
Publicação: Fiscosistem – março/2022
Artigo de Juliano Félix, Gerente de Produtos da Fiscosistem Soluções Fiscais.