Imagem de destaque do post EFD-REINF: O que você ainda precisa saber

EFD-REINF: O que você ainda precisa saber

Saiba sobre as atualizações do EFD REINF e entenda as mudanças previstas a partir deste ano de 2023. Leia o artigo e tire suas dúvidas!

Com a introdução dos novos eventos da série R-4000, a EFD-REINF passará a ter dois grupos de eventos periódicos, cada um compondo seu próprio movimento no período de apuração de forma totalmente independente.

As informações prestadas através dos eventos da série R-2000 compõem o movimento relativo a contribuições previdenciárias retidas e/ou substituídas.

Já as informações prestadas através dos eventos da série R-4000 compõem o movimento relativo a retenções na fonte de imposto sobre a renda e proventos de qualquer natureza, CSLL, PIS/PASEP e COFINS.

A transmissão desses eventos periódicos pode ser realizada em qualquer ordem, sem qualquer precedência entre eles, inclusive cada um dos respectivos fechamentos.

Já a DCTFWeb é única e será alimentada tanto pelos eventos da série R-2000 como pelos eventos da série R- 4000.

Recomenda-se que sua transmissão (DCTFWeb) seja realizada após os eventos de fechamento R-2099 e R-4999.

Para saber mais sobre a EFD REINF e sobre as mudanças previstas para este ano de 2023, siga a leitura deste artigo!

EFD-REINF: O que vai mudar a partir de 2023?

A nova Instrução Normativa Nº 2133, de 27 de fevereiro de 2023, publicada no dia 1 de março de 2023, apresenta a prorrogação do prazo de entrega dos eventos do Grupo R-4000.

Até então, o prazo seria para a competência março de 2023 e agora será para os fatos gerados a partir do mês de setembro de 2023.

Todos os contribuintes (pessoas físicas e jurídicas) que pagam ou creditam rendimentos em relação aos quais tenha havido retenção do imposto de renda na fonte deverão enviar os eventos relacionados ao grupo R-4000.

A EFD-Reinf receberá informações sobre pagamentos de pessoa física, sem relação com o trabalho, através do evento R-4010 – Retenções na Fonte – Pessoa Física.

Nos casos em que houver relação de trabalho a informação sobre o pagamento deverá ser prestada no ambiente do e-Social.

No caso de pagamento da pessoa jurídica em que há retenção na fonte (IR, CSLL, PIS, COFINS), essas informações deverão ser prestadas no evento R-4020 – Retenções na Fonte – Pessoa Jurídica ou no evento R-4080 - Retenção no Recebimento (auto retenção).

Existe também a previsão legal de retenção na fonte referente a beneficiários não identificados, que será enviado através do evento R-4040 – Retenções na Fonte à Beneficiários não identificados.

Dicas importantes

  • Busque as informações detalhadas nos documentos disponíveis no portal do SPED – EFD-REINF como o Manual de Orientação do Contribuinte e do Desenvolvedor.
  • Realize o mapeamento das operações da empresa para o correto enquadramento aos novos eventos da EFD-REINF – do Grupo R-4000 – Demais retenções na fonte (IR, CS, PIS, COFINS).
  • Realize o enquadramento (DE/PARA) do código do DARF utilizado com o Código da Natureza do Rendimento, processo imprescindível para o envio dos eventos. Podendo o mesmo código de DARF ser utilizado para vários códigos de natureza do rendimento.
  • Adeque as informações disponíveis pelo ERP, identificando os possíveis gaps do sistema e buscando ações para as devidas correções.
  • Valide bem os testes integrados de envio dos eventos em ambiente de homologação, antes de mudar para o ambiente de produção.

Sobre a extinção da DIRF

A Declaração do Imposto de Renda Retido na Fonte vai ser extinta a partir do ano calendário 2024.

A declaração de 2024 será entregue relativa aos fatos geradores ocorridos no ano base 2023, contemplando as informações de todo o ano calendário.

Portanto a EFD-REINF vai conviver conjuntamente com a DIRF neste ano base de 2023.

Você gostou deste conteúdo? Acompanhe também os demais assuntos da área fiscal em nossas publicações mensais no blog.

Para mais informações, entre em contato com a Fiscosistem.

Publicação: Fiscosistem - março/2023